quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Formulação de um Xampu

Alunos de cursos de farmácia, cabeleireiros e estética - quando estudam as formulações dos cosméticos, pedem ajuda para trabalhos escolares.

As informações que publico no meu blog são objetivas, baseadas em comprovação científica e não são encontradas facilmente nos anúncios sobre cosméticos.

Os trabalhos são de uma aluna do curso de farmácia da FURBS de Blumenau - Santa Catarina.
Outro de uma aluna do curso de cabeleireiro de São Luis do Maranhão.
Essas informações podem ajudar outras pessoas.

Formulação de Xampu - E as funções de cada ingrediente

1- AQUA – água, praticamente toda a formulação cosmética possui em torno de 50% de água.

2- SODIUM LAURETH SULFATE
É usado como agente de limpeza. Pode ser derivado de coco (fruto do coqueiro). É bom deixar claro que existe muita informação incorreta na internet sobre esse ingrediente. Apesar de ser considerado um potente irritante para a pele (ou couro cabeludo), não é tóxico nem perigoso para a pele.
O fato de irritar a pele não significa que é cancerígeno, como é difundido. Os cientistas ainda não conseguiram encontrar evidências de que esse ingrediente pode causar câncer. Se for usado na porcentagem em torno de 2% no xampu, é um agente de limpeza muito eficiente para retirar a oleosidade do couro cabeludo. Usado de 2% a 5% na formulação, aí sim pode irritar muito a pele.

3- COCAMIDOPROPYL BETAINE
É considerado o surfactante mais suave nas formulações cosméticas.

O que é surfactante? Ingrediente com função de desengordurar, desmanchando os óleos e gorduras. Tem a função de lavagem, retirar gordura, por isso também é utilizado nos sabões de lavar roupa. Os termos surfactante e agente de limpeza são muito utilizados pelos químicos.

4- COCAMIDE DEA
É usado basicamente para formar a espuma. Mas também pode ser usado para misturar a água aos outros ingredientes (na linguagem dos químicos é dito um amigo da água). A terminação DEA significa Diethanolamine. Porém em porcentagem alta pode irritar a pele.

5- GLYCOL STEARATE
É um emoliente. O que é emoliente? A função dos emolientes é lubrificar. É um componente que previne a perda da água na formulação. Tem o efeito de dar maciez à pele (ou couro cabeludo). Podem ser obtido de maneira sintética, como é o caso do silicone, ou processado de substâncias naturais, como os óleos minerais. Existe uma imensidão de emolientes, glycol stearate é apenas um deles. Outros: glyceryl linoleate, dimethicone, palmitic acid, etc.

6- COCAMIDE MEA
A terminação MEA significa Monoethanolamine. Tem função também de formar espuma.

7- PARFUM
A função dos perfumes em formulações cosméticas é mascarar os cheiros ruins dos outros ingredientes químicos utilizados para fazer o produto.
Porém, perfume usado em alta dosagem nos cosméticos é o responsável número 1 pelas alergias na pele.

8- POLYQUATERNIUM-10
Tem função de estabilidade na formulação. É também um film forming agent.
A expressão film forming agent, em português, significa dar coesão na formulação, fazendo com que o produto se espalhe facilmente no cabelo, ou na pele (quando utilizados em cremes).

9- PEG-14
É uma sigla que significa polyethylene glycol. É misturado às gorduras dos ácidos e às gorduras dos alcoóis, para estabilizar, manter os ingredientes juntos.

10- METHYLPARABEN
É um conservante. A função dos conservantes em formulações cosméticas é prevenir o aparecimento das bactérias e fungos. Os conservantes podem irritar a pele, mas o mal causado por fungos e bactérias é muito maior. Por isso os conservantes são fundamentais em cosméticos.

Observação Importante:
Existe uma corrente contra os parabenos, e muitas empresas decidiram remover os parabenos das suas formulações para alegrar os consumidores.
É importante enfatizar que não existe nenhum estudo conclusivo, afirmando que os parabenos causam câncer.
E praticamente todas as empresas de cosméticos usam algum tipo de conservante nas suas formulações. O produto se deteriora muito rápido, sem conservantes.

Algumas empresas utilizam o phenoxyethanol.
Não é um conservante tão eficiente quanto os parabenos.
Porém, não deixa de ser uma forma do dourar um pouco o produto e se diferenciar da concorrência.

11- ACRYLATES/C10-30
Estabilidade para a formulação e film forming agent. Mesma função do item 8.

12- PEG-150 DISTEARATE
Manter os ingredientes juntos. Mesma função do item 9.

13- DISODIUM EDTA
A sigla EDTA significa Ethylenediaminetetra-acetic Acid. É um estabilizador na formulação. Previne por ex.: que o mineral contido na água mude a textura ou odor da formulação. Evita problemas de consistência (viscosidade) no produto. Seu termo técnico é chamado quelante.

14- METHYLCHLORDISOTHIAZOLINONE
É um conservante. Função igual ao item 10.

15- METHYLISOTHIAZOLINONE
É um conservante. Função igual ao item 10.

16- SODIUM HYDROXIDE
Tem função de regular o pH do produto. Em alta porcentagem pode irritar a pele.

17- TOURMALINE
É um mineral. Usado em xampu com a função de gerar uma pequena carga elétrica no cabelo. Pois se supõe que esse mineral possa atrair partículas de poeira. Porém não há evidência científica de que esse mineral possua algum efeito benéfico para o cabelo, quando usado nas formulações dos xampus.

18- Sacharomyces / silicon ferment
É um extrato de fermento com a presença de íons de silicone. Também é um ingrediente sem evidência científica se é benéfico ou não para o cabelo.

1 comments:

Angela disse...

Lucia

Adorei seu blog!!!!
Gostaria de saber se em seu livro vc explora produtos para cabelos que são meu interesse.

Parabéns e obrigada!